PPM de glúten são cumulativas no corpo de Celíacos e Sensíveis ?
- PPM de glúten são cumulativas no corpo de Celíacos e Sensíveis ?
- Qual quantidade de gluten pode deixar doente?
“Raquel, me tira uma dúvida … 10ppm (Brasil) ou 20ppm de glúten (USA e Europa) são por dia? Esses traços de glúten são cumulativos? Não consigo entender direito essa matemática … mas imagino que tenha uma explicação!”
Um dessas pesquisas foi feita na Itália com celíacos que já faziam a dieta sem glúten e já estavam sem atrofia vilositaria, divididos em grupos. Uma parte consumiu 10 miligramas de glúten por dia, outra consumiu 50 miligramas, durante 3 meses. Ao final do estudo a atrofia vilositária apareceu no grupo que consumiu 50 mg de glúten diariamente. No grupo que consumiu 10 mg estava tudo ok com a maioria (um celíaco precisou abandonar a pesquisa pois teve sintomas e piora clínica com esses 10mg diários de glúten). (2)
Em outro estudo os pesquisadores verificaram que a média de consumo alimentar dos celíacos italianos era de meio quilo (500 gramas) de comida industrializada sem glúten, por dia. Então sugeriram o máximo de 20 miligramas de glúten em cada quilo de alimento sem glúten como ponto de corte para considerar seguro para a maioria dos celíacos.
Explicando com outras palavras o raciocínio:
Os testes de quantificação de traços de glúten em produtos alimentícios sem glúten se baseiam em valores relativos a 1 quilo de alimento ou 1 litro de bebida. É padrão – por isso o ppm – partes por milhão (miligramas ou mililitros).
A recomendação é de até 20 partes por milhão (20 miligramas – lembrando que 1 quilo tem 1 milhão de miligramas) em cada quilo / litro de alimento sem glúten. A maioria dos produtos sem glúten mede abaixo de 10 ppm de glúten ou tem resultados indetectáveis em testes de laboratório.
Na prática, como não sabemos a quantidade exata de traços de glúten em cada alimento, damos a explicação didática de que o celíaco que come em média meio quilo (500 gramas) de comida industrializada sem glúten por dia, está consumindo até 10 miligramas de glúten diariamente.
Quem come 1 quilo de alimentos industrializados sem glúten por dia já está arriscando ultrapassar o valor seguro de traços (miligramas) de glúten recomendado para a maioria dos celíacos.
Mas então 10ppm de glúten é seguro para TODOS?
Tem celíaco que vai ficar bem comendo mais que 20 mg de glúten por dia e tem celíaco que vai adoecer gravemente com 10 mg diários. Esses traços de glúten ingeridos diariamente podem, ao final de semanas e meses, provocar alterações importantes na saúde da pessoa, mantendo a doença celíaca ativa.
Os traços de glúten são cumulativos no corpo dos celíacos e sensíveis?
O que é um limiar seguro de traços de glúten?
- 300 ml de cerveja sem glúten +
- 100g de biscoito sem glúten +
- 100g de pão sem glúten +
- 50g de aveia sem glúten +
- 50g de chocolate sem glúten +
- 50g de snacks sem glúten +
- 50g de coxinha sem glúten industrializada
= já ultrapassou a meta diária de meio quilo (500 gramas) de comida industrializada sem glúten.
Na Europa o ponto de corte é 20ppm de glúten por quilo de alimento na maioria dos países. No Brasil, até 2015, esse percentual de 20ppm de glúten era adotado pela Indústria Alimentícia, pois na falta de uma regulamentação técnica na legislação brasileira sobre o assunto, se seguia a norma do Codex Alimentarius (o Brasil é um dos signatários). Quando a RDC de Alergênicos (Nº26/2015) entrou em vigor a ANVISA passou a orientar que o glúten deveria ser indetectável nos testes de laboratório, pois a nossa Lei Federal 10.674/2003 não faz referência a possível presença de traços de glúten em produtos alimentícios sem glúten. Então hoje o que vale é a palavra indetectável que vem nos laudos de laboratórios! Mas isso é um entendimento jurídico. Não está escrito claramente na nossa lei.
E onde entra a “Cerveja sem glúten” nessa história?
Art. 2º Conforme definido no art. 36, do Decreto nº 6.871, de 2009, cerveja é a bebida resultante da fermentação, a partir da levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou de extrato de malte, submetido previamente a um processo de cocção adicionado de lúpulo ou extrato de lúpulo, hipótese em que uma parte da cevada malteada ou do extrato de malte poderá ser substituída parcialmente por adjunto cervejeiro.
§ 2º A expressão “cerveja sem glúten” é permitida apenas para a cerveja elaborada com cereais não fornecedores de glúten, ou que contenha teor de glúten abaixo do estabelecido em regulamento técnico específico, observadas as demais disposições deste regulamento.
(…)
Art. 28. A rotulagem deve estar de acordo com o estabelecido nos regulamentos técnicos específicos, referentes à rotulagem de alimentos embalados.
(…)
Art. 34. Fica estabelecido o prazo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias para a adequação às alterações constantes desta Instrução Normativa, após a data de sua publicação.
Nos Estados Unidos e na Argentina as “cervejas sem glúten” que usam cevada não podem receber o rótulo de “gluten free”.Ainda não há estudo científico robusto feito com celíacos sobre a segurança de ingestão de “cerveja sem glúten” que usa cevada em sua formulação.
Créditos:
O que você achou sobre : PPM de glúten são cumulativas no corpo de Celíacos e Sensíveis ? Comente aqui embaixo o que achou ou até ideias de matérias que gostaria de ler aqui no nosso portal sem gluten !!
Você também pode gostar :
-
O que sabemos sobre Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca (SGNC)
-
Estado SP garante merenda escolar adaptada para restrições alimentares
-
Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue?
Estamos publicando todo dia agora !
Uffa, voltamos! Este foi o 6° post desse ano e está para vir mais e mais notícias sem gluten por aí, não percam!
NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti
Se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar, entre em contato conosco :
Para nos seguir no Instagram :
Para nos seguir no FaceBook :
Para nos seguir no Twitter :
Para nos seguir no Pinterest :
Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!
Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!
Excelente reportagem e muito esclarecedora!!! Obrigado