Evento : Uma noite no Moulin Rouge – Acelbra RS
Neste sábado (02/12/2017), 150 celíacos de Porto Alegre se reúnem para uma atividade comum em cidades grandes, mas não para este público específico : jantar fora de casa.
Porém, essas pessoas (celíacos não podem ingerir glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada e na aveia) tiveram que organizar o próprio evento para isso poder acontecer. É ”Uma noite no Moulin Rouge” da Associação de Celíacos do Brasil – seção RS (Acelbra RS), que oferecerá : Canapés, Pães, Voluvant, Quiches, sobremesas, cerveja especial – tudo sem glúten, com opções sem lactose – e será realizada na Sociedade Juventude, em Porto Alegre.
Todos os produtos são à base de farinha de arroz, que naturalmente não contém glúten.
“Os celíacos têm muita dificuldade em se alimentar fora de casa na maioria das cidades, o que acaba restringindo a vida social”, explica Fabiana Magnabosco, presidente daAcelbra RS. “Em muitos restaurantes, a única opção sem glúten é uma salada – e ainda assim depende se ela não tem croutons, que são torradinhas de pão – já que até os temperos podem conter glúten”, completa. Além disso, a chamada contaminação cruzada é outro perigo nas cozinhas, pois o compartilhamento de vasilhames e outros utensílios podem deixar o prato com traços de glúten, prejudiciais aos celíacos. Ela alerta: “Fazer a dieta sem glúten não é uma escolha alimentar. É sim uma questão de saúde para essas pessoas”.
Para Fabiana, muitos restaurantes perdem não só esse público mas também os acompanhantes como familiares e amigos, por não oferecer opções seguras, sem glúten e sem contaminação cruzada. “Com isso, a saída que encontramos é organizar eventos especiais, com pratos e bebidas sem glúten, com todos os cuidados necessários”, explica. Neste final de ano, a temática escolhida foi a culinária francesa para o encerramento de 2017 na Associação.
Para fazer a ideia sair do papel, a Acelbra RS depende do trabalho voluntário de seus colaboradores e do patrocínio de empresas que atuam no mercado de produtos sem glúten. “A demanda por esse tipo de evento é tão grande que tem celíacos vindo de São Paulo, Santa Catarina e do interior do estado.
Para informações de onde adquirir os convites entre na página da Associação no Facebook.
https://www.facebook.com/AcelbraRSoficial/
Sobre a doença celíaca
É uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo, especialmente o intestino delgado, interferindo diretamente na absorção de nutrientes. Ela é genética, pode ocorrer ema qualquer idade e é disparada pelo consumo de glúten, proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. O único tratamento existente hoje em dia é a dieta isenta de glúten por toda a vida.
Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!