Coronavírus e Doença Celíaca
“Além das recomendações gerais que vem sendo divulgadas pelo Ministério da Saúde e pelos próprio profissionais de saúde sobre o Coronavírus, temos uma tarefa importante que é:
FAZER A DIETA SEM GLÚTEN RIGOROSA, 100% SEM GLÚTEN !
É assim que vamos nos proteger, mantendo nossas reservas de vitaminas e minerais e deixando nosso Sistema Imunológico trabalhar, eliminando as ameças externas, sem ter que ficar hiperativado por causa de presença de peptídeos de glúten em nosso organismo.
Ao contrário do que as pessoas pensam, o sistema imunológico do Celíaco não fica “baixo” por causa do glúten – ao contrário – ele fica “estressado” e hiper-reativo com a presença do glúten, o que acaba causando aumento da inflamação no organismo e aí sim, deixando portas abertas para novas ameaças e impedindo que nosso sistema de combate às doenças funcione corrretamente.
Leiam o Comunicado feito pela Federação das Associações de Celíacos da Espanha – FACE:
Doença celíaca e Coronavírus
10/03/2020
(Federação das Associações de Celíacos da Espanha)
Tradução: Raquel Benati
A Sociedade Espanhola de Doença Celíaca (SEEC) deseja enviar uma mensagem de segurança à população afetada pela doença celíaca e seus familiares em relação à infecção pelo Coronavírus (Covid-19), bem como um conjunto de considerações de interesse geral e em particular para esta população (crianças e adultos diagnosticados com doença celíaca).
1. Como acontece em outros países, quase 80% das pessoas afetadas têm entre 30 e 79 anos e apenas 2% têm menos de 20 anos , abaixo do qual a mortalidade é excepcional.
2. Os sintomas da doença em mais de 80% são leves (febre, tosse, expectoração, mal-estar geral), enquanto aproximadamente 20% podem ter manifestações clínicas mais graves (pneumonia) que requerem internação hospitalar.
3. Pessoas com manifestações graves da doença geralmente têm doenças subjacentes, como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes avançado e doenças respiratórias crônicas. Não foi relatado até o momento que a doença celíaca aumente o risco de contágio ou a gravidade da doença. De fato, os poucos casos relatados até agora em crianças apresentaram sintomas leves e mortalidade consideravelmente menor do que a registrada na população adulta.
4. Sabe-se que um subgrupo de pacientes celíacos tem maior suscetibilidade a sofrer certas infecções causadas por bactérias encapsuladas como Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis e alguns vírus como Influenza e o vírus do herpes zoster. Alguns fatores que explicariam esse aumento da suscetibilidade são uma função deficitária do baço (hiposplenismo), observada apenas em alguns casos, e outros como desnutrição, deficiência de vitamina D, alterações na permeabilidade da mucosa intestinal e disbiose (alterações na composição, diversidade e / ou função da microbiota intestinal [“flora”]) . Todos esses fatores podem ser agravados quando os pacientes não aderem estritamente à dieta sem glúten.
5. O SEEC recomenda, portanto, que a população de pacientes com diagnóstico de doença celíaca FAÇA UMA DIETA SEM GLÚTEN RIGOROSA, reforçando o conceito de que na verdade são pessoas saudáveis que comem de maneira diferente.
Neste ponto, e como conclusão, o SEEC recomenda que os afetados pela doença celíaca sigam os mesmos conselhos e recomendações emitidos por diferentes Organizações Oficiais, para evitar a propagação do vírus, especialmente aqueles formulados pelo próprio Ministério da Saúde.”
FONTE: https://celiacos.org/enfermedad-celiaca-y-coronavirus/
CRÉDITOS: Raquel Benati(Rio Sem Gluten)
Você também pode gostar :
-
PPM de glúten são cumulativas no corpo de Celíacos e Sensíveis ?
- Estado SP garante merenda escolar adaptada para restrições alimentares
-
Doença celíaca e doença inflamatória intestinal: posso doar sangue?
NCG.org : por Kiyoshi Kawaguti
Entre em contato conosco se você é proprietário de estabelecimento sem gluten e têm novidades para contar:
Para nos seguir no Instagram :
Para nos seguir no FaceBook :
Para nos seguir no Twitter :
Para nos seguir no Pinterest :
Doença Celíaca e Alergia Alimentar não é frescura! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares, marque aquele amigo (a) que é celíaco ou alérgico, para que todos possam compreender melhor o nosso universo! Educação celíaca sempre, juntos somos mais fortes!
Gostou dessa matéria ?? compartilhe com seus amigos na sua rede social por aqui!