Cartilha de Inclusão Escolar, conheça os direitos da criança
Um grande número de crianças que se enquadram dentro do espectro autista segue a dieta sem glúten e sem caseína.
O que muitos ainda não sabem, é que um grande número de indivíduos autistas, portadores de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e distúrbios como dislexia, discalculia e disgrafia podem ter doença celíaca ou seguindo uma dieta livre de gluten podem apresentar melhoras significativas de comportamento, eliminando o uso de medicamentos, inclusive. Lembrando apenas que recomenda-se fazer os exames para excluir ou detectar doença celíaca antes de retirar o gluten da dieta. A doença celíaca requer cuidados específicos, e se a pessoa não seguir à risca pode adoecer gravemente, chegando a desenvolver câncer ou outras doenças autoimunes.
Pelo fato de crianças celíacas também necessitarem de inclusão na escola, por ser uma doença com restrição alimentar e consequentemente social, é que compartilhamos esse material maravilhoso que o Portal Autismo e Realidade publicou.
Segue o link da Cartilha:
http://autismoerealidade.org/wp-content/uploads/2014/09/cartilha_inclusao_escolar.pdf
Para quem quiser saber um pouco mais sobre a dieta sem gluten e sem caseína para autistas, tem o blog da Claudia Marcelino – uma mãe incansável, em busca de uma melhor qualidade de vida para o filho Maurício!
Segue alguns livros que falam desse assunto :
http://dietasgsc.blogspot.com.br/p/lancamento-do-livro.html
http://denisecarreiro.loja2.com.br/1216191-11-Alimentacao-e-Disturbios-de-Comportamento